OITAVA EDIÇÃO
SABESP

O custo da água e o real valor deste recurso para a sociedade

Confira a lista de finalistas e vencedores!

a partir do dia 27 de Setembro.

Primeira Etapa Lançamento do PUA
07 de Junho

Lançamento da 8ª Edição do Prêmio Universitário Aberje. Essa data marcará o início das inscrições. Monte sua equipe e estude o regulamento.

Segunda Etapa Divulgação do Desafio
31 de Agosto

Agora é a hora de pôr a mão na massa e elaborar a solução junto com sua equipe. Não se esqueça de fazer sua inscrição até as 23h59.

Terceira Etapa Entrega do trabalho
14 de Setembro

Os grupos deverão enviar o trabalho por e-mail até as 23h59 deste dia. Depois é só torcer enquanto os jurados escolhem os finalistas.

Quarta Etapa Final
18 de Outubro

As equipes finalistas participarão da cerimônia de premiação e divulgação dos vencedores. A final acontecerá na Aberje, não esqueça de se inscrever.

REGULAMENTO


1.1 A Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, em parceria com a Agência de Comunicações ECA Jr. e patrocínio da SABESP, realiza a 8ª Edição do Prêmio Universitário Aberje.
Por meio da aplicação dos conhecimentos adquiridos num modelo de situações reais (“cases”), a competição tem por objetivo avaliar competências exigidas pelo mercado ao integrar conhecimentos da área de comunicação, estimular a criatividade, expressão oral e escrita, capacidade de argumentação e domínio dos conhecimentos da linguagem, bem como as capacidades crítica e analítica e as habilidades de dinamismo, expressão e organização dos estudantes de graduação.

2.1 A competição é voltada a alunos de graduação, regularmente matriculados no semestre corrente em instituições credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC).

2.2 A 8ª edição do Prêmio Universitário Aberje tem abrangência nacional.

2.3 A resolução do case proposto deverá ser feita por equipes compostas por no mínimo 2 (dois) e no máximo 5 (cinco) integrantes, devendo todos atender às exigências previstas no item 2.1 deste regulamento.

2.4 Os participantes de uma mesma equipe poderão ser de cursos diferentes e universidades diferentes desde que atendam às exigências previstas no item 2.1 deste regulamento. E recomenda-se ao menos um integrante do grupo estar ingressado na área de Comunicação.

2.5 Não será permitido que um estudante integre mais de uma equipe.

2.6 É aconselhável que cada grupo possua um professor orientador. O mesmo receberá todo reconhecimento juntamente com o grupo na Edição da Premiação.

2.7 Estão impedidos de participar da competição os diretores da Agência de Comunicações ECA Jr., empregados e estagiários da Aberje e funcionários e estagiários da empresa patrocinadora.

2.8 A competição ocorrerá em 4 (quatro) etapas, conforme descrito no item 5 deste regulamento.

2.9 As etapas presenciais da competição acontecerão em locais a serem divulgados no site do Prêmio, na cidade de São Paulo.

3.1 Ao se inscreverem no 8º Prêmio Universitário Aberje, os candidatos manifestam sua concordância com os termos deste regulamento.

3.2 As inscrições devem ser feitas pela internet, através do site do Prêmio Universitário Aberje (www.premiouniversitarioaberje.com.br), até o dia 31 de Agosto de 2017.

3.3 O representante do grupo fará a inscrição através do site do Prêmio Universitário Aberje e durante a inscrição deverá incluir os dados dos demais participantes do grupo.

Taxa de Inscrição. Prêmio Universitário Aberje 2017 – SABESP
R$ 70,00 para grupos com ao menos um integrante associado à Aberje*.
R$ 100,00 para grupos com nenhum integrante associado à Aberje.
*Saiba como se associar aqui.

4.1 O valor deverá ser pago por meio de boleto bancário, em até 7 (sete) dias úteis após a inscrição, em nome da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Após o pagamento, o responsável deverá encaminhar o comprovante do boleto bancário por e-mail para mirella@aberje.com.br.

4.2 A Comissão Organizadora terá até 5 (cinco) dias para confirmar as inscrições das equipes que efetuarem o pagamento até o último dia das inscrições. A confirmação será efetuada pelo e-mail do representante cadastrado na ficha de inscrição.

4.3 Para concluir a inscrição, cada equipe deverá encaminhar os seguintes documentos, em formato JPG ou JPEG, até às 23h59 do dia 31 de Agosto:
a) fotocópia do RG e CPF de cada integrante da equipe;
b) atestado e/ou declaração de matrícula original emitido pela instituição superior de ensino de cada integrante da equipe.

4.4 Não será permitida a alteração dos integrantes da equipe depois de efetuada a inscrição da mesma.

4.5 Na hipótese de desistência de quaisquer das equipes, o valor da inscrição não será devolvido, sob nenhuma hipótese ou pretexto.

4.6 Caso seja confirmada a irregularidade de algum dos documentos apresentados pela equipe, esta será automaticamente desclassificada.

4.7 A desclassificação de qualquer equipe será notificada pela Comissão Organizadora por e-mail aos integrantes da equipe.

5.1 A Comissão Organizadora receberá no máximo 200 (duzentas) inscrições de equipes.
a) Havendo interesse de mais de 200 (duzentas) equipes em participar da competição, a Comissão Organizadora elaborará uma lista de espera, e havendo desistência ou qualquer outro motivo que acarrete a desclassificação de alguma das equipes, as vagas disponíveis serão automaticamente repassadas àquelas da lista de espera, ficando a cargo da Comissão Organizadora avisá-las sobre a disponibilidade de vaga.
b) A Comissão Organizadora disponibilizará tempo extra de, no máximo, 2 (dois) dias úteis para a regularização da inscrição de eventuais equipes que integram a lista de espera.

5.2 O critério de preenchimento das vagas é a ordem de inscrição no site da premiação.

5.3 A Comissão Organizadora manterá o formato da competição descrita acima desde que o número de equipes inscritas seja superior a 20 (vinte).

5.4 Se o número de equipes inscritas for inferior a 30 (vinte), a Comissão Organizadora se responsabilizará integralmente em comunicar, em tempo hábil, a todas as equipes inscritas as decisões adotadas pelos realizadores do evento.

6.1 Primeira Etapa

6.1.1 Lançamento do desafio: Em 31 de Agosto de 2017, na Aberje, ocorrerá a cerimônia de abertura do Prêmio Universitário Aberje, em local a ser informado no site da competição. Simultaneamente será disponibilizado no site do Prêmio (www.premiouniversitarioaberje.com.br) um desafio a ser resolvido, cujo download deverá ser feito pelas equipes no site da competição.

6.1.2 Na cerimônia de lançamento do desafio é aconselhável que ao menos 1 (um) membro de cada equipe participe do evento. Caso nenhum integrante compareça, a equipe deverá justificar sua ausência via e-mail com pelo menos 24 (vinte e quatro) horas de antecedência do horário estipulado para a divulgação do desafio.

6.2 Segunda Etapa

6.2.1 Envio e Avaliação dos trabalhos: Essa etapa será integralmente on-line.

6.2.2 Envio: Consiste, primeiramente, no envio dos trabalhos.

6.2.2.1 A resolução do trabalho deverá ser entregue no formato Adobe PDF e enviada para a Aberje, nas condições previstas no item 8 deste Regulamento. A Comissão Organizadora enviará para cada equipe a confirmação do recebimento do arquivo.

6.2.2.2 Todos os estudantes que enviarem de fato o trabalho, e estiverem competindo na premiação, receberão um certificado de participação.

6.2.2.3 Havendo algum problema com a abertura do arquivo da equipe participante, será concedido, para o reenvio do mesmo, um tempo máximo de 3 (três) horas, a partir do contato da Comissão Organizadora.

6.2.3 Avaliação: Posteriormente serão avaliados pela comissão julgadora os requisitos e formato solicitados no regulamento do Prêmio Universitário Aberje.

6.2.3.1 A avaliação será realizada por profissionais atuantes e de notório conhecimento em comunicação.

6.2.3.2 Para esta etapa serão selecionadas as 20 (vinte) equipes classificadas de acordo com os critérios estabelecidos pela Comissão Organizadora e divulgado no regulamento, podendo haver empate.

6.2.3.3 No cálculo das notas conferidas na 2ª Etapa, será retirada uma única nota individual de menor valor atribuída pelos jurados.

6.2.3.4 A divulgação das equipes classificadas para a terceira etapa, será definida e comunicada por e-mail, e disponibilizada no site do Prêmio Universitário Aberje.

6.2.3.5 Para a terceira etapa, fica a critério das equipes selecionadas fazer eventuais adaptações pontuais no case.

6.2.3.6 Na terceira etapa, para os 20 (vinte) grupos selecionados, teremos profissionais mentores para adaptações e/ou melhoras nos devidos trabalhos. Essa assessoria será realizada virtualmente.

6.3 Terceira Etapa – Audiência

6.3.1 As 20 (vinte) equipes classificadas para esta etapa deverão reunir-se na Aberje, em 25 e 26 de Setembro de 2017 para o julgamento presencial da Banca Avaliadora. Cada equipe deverá apresentar oralmente e com recursos midiáticos o case selecionado na segunda etapa, com as devidas adaptações, para avaliação da Banca Avaliadora da terceira etapa.

6.3.2 Os 20 (vinte) grupos, receberão um certificado de participação da premiação.

6.3.3 Serão aprovadas para a etapa final as 5 (cinco) melhores equipes avaliadas pelos jurados, podendo haver empate.

6.3.4 No cálculo das notas conferidas na Audiência, será retirada uma única nota individual de menor valor atribuída pelos jurados.

6.3.5 A ordem de apresentação das equipes será divulgada juntamente com a lista dos classificados para esta etapa no site da competição, por ordem alifática do nome dos representantes.

6.3.6 Recomenda-se a presença de pelo menos dois integrantes de cada equipe no dia da apresentação. Caso nenhum integrante compareça a apresentação haverá desclassificação do grupo selecionado.

6.3.7 As apresentações serão abertas ao público.

6.3.8 As equipes classificadas deverão comparecer ao local de apresentação com pelo menos 30 minutos de antecedência do horário estipulado para o início.

6.3.9 Será tolerado um atraso de até 5 (cinco) minutos do horário estipulado para o início das apresentações das equipes. Para cada minuto de atraso, serão descontados 1 (um) ponto da nota final.

6.3.10 Caso a equipe não esteja presente após o período de tolerância, ela será automaticamente desclassificada.

6.3.11 Nesta etapa cada equipe disporá de 25 (vinte e cinco) minutos para a defesa do seu case. Dentro desse tempo, 5 (cinco) minutos serão destinados para as perguntas da Banca Avaliadora.

6.3.11.1 Ficará a cargo da Comissão Organizadora do Prêmio a cronometragem do tempo, não cabendo nenhuma reclamação a respeito do tempo disponível pela equipe.

6.3.11.2 Serão descontados 1 (um) ponto da nota final da equipe por minuto ultrapassado do tempo de apresentação previsto no item 5.3.9 deste Regulamento.

6.3.12 Para a terceira etapa, as equipes selecionadas receberão instruções específicas por e-mail enviado pela Comissão Organizadora.

6.3.13 A terceira etapa ocorrerá na cidade de São Paulo, em local, data e horário informado com antecedência através do portal do PUA.

6.3.14 Um dia após a terceira etapa, será divulgada no site do Prêmio a lista das 5 (cinco) equipes classificadas para a etapa final, podendo ocorrer empate.

6.3.15 As notas atribuídas na terceira etapa não serão acumuladas com as notas obtidas na segunda etapa.

6.3.16 Recomenda-se a utilização de traje social por todos os integrantes da equipe no dia da apresentação.

6.4 Quarta etapa – Final

6.4.1 Nesta etapa serão classificados o primeiro, segundo e terceiro vencedores da competição, e sua divulgação ocorrerá logo após a apresentação das equipes.

6.4.2 Os 05 (cinco) grupos, receberão um certificado de participação da premiação.

6.4.2 As 5 (cinco) equipes selecionadas deverão reapresentar a resolução do case, com as modificações que entenderem necessárias, no mesmo formato proposto da terceira etapa. Podem contar com os profissionais mentores nessa etapa.

6.4.3 A pontuação obtida pelas equipes nas 2 (duas) etapas anteriores não será considerada na quarta etapa.

6.4.4 As 5 (cinco) equipes classificadas para a etapa final receberão e-mail informativo contendo o horário e o local da cerimônia.

6.4.5 A ordem de apresentação das equipes na quarta etapa será por ordem alfabética dos nomes dos representantes, informada juntamente com a lista dos classificados para esta etapa no site da competição.

6.4.6 Recomenda-se a presença de pelo menos dois integrantes de cada equipe no dia da apresentação. Caso nenhum integrante compareça a apresentação haverá desclassificação do grupo selecionado.

6.4.7 As apresentações da final serão abertas ao público.

6.4.8 As equipes classificadas deverão comparecer ao local de apresentação com pelo menos 30 (trinta) minutos de antecedência do horário estipulado para o início do evento.

6.4.9 Será tolerado um atraso de até 5 (cinco) minutos para o início das apresentações das equipes, sendo que, para cada minuto de atraso, serão descontados 1 (um) ponto da nota final.

6.4.10 Se a equipe não estiver presente após o período de tolerância, ela será automaticamente desclassificada.

6.4.11 Nesta etapa cada equipe disporá de 25 (vinte e cinco) minutos para a defesa do seu case. Dentro deste tempo, 5 (cinco) minutos serão destinados para as perguntas da Banca Avaliadora.

6.4.12 Ficará a cargo da Comissão Organizadora do Prêmio a cronometragem do tempo, não cabendo reclamação a respeito do tempo disponível pela equipe.

6.4.13 Serão descontados 1 (um) ponto da nota final da equipe por minuto ultrapassado do tempo de apresentação previsto no item 5.4.11 acima.

6.4.14 No cálculo das notas conferidas na Final, será retirada uma única nota individual de menor valor atribuída pelos jurados.

6.4.15 Nesta etapa poderá ocorrer empate e, nesse caso, a Aberje avaliará a forma de premiar as equipes vencedoras.

6.4.16 Recomenda-se a utilização de traje social por todos os integrantes da equipe no dia da apresentação.

6.4.17 A quarta etapa ocorrerá no dia 18 de Outubro de 2017 na Aberje.

7.1 A Aberje designará uma Banca Avaliadora, formada por especialistas, que julgará os trabalhos realizados e elegerá os vencedores durante todas as etapas da competição.
a) Somente os membros da Comissão Organizadora terão acesso ao desafio antes do horário da entrega do mesmo às equipes participantes, não sendo permitida a sua divulgação antecipada.
b) O julgamento dos trabalhos propostos será realizado por profissionais de notável atuação na área de comunicação organizacional.

7.2 O julgamento da resolução do case proposto pelas equipes na segunda etapa da competição será feito por, pelo menos, 4 (quatro) jurados.

7.3 A equipe será desclassificada caso o conteúdo das resoluções criadas:
a) seja confidencial ou sujeito a contratos de confidencialidade;
b) possa causar danos a terceiros, seja através de difamação, injúria ou calúnia, danos materiais e/ou danos morais;
c) seja obsceno e/ou pornográfico;
d) contenha dados (mensagens, informação, imagens, entre outros) subliminares;
e) contenha dados e/ou informações que constituam ou possam ser entendidos como violação legal à ordem e/ou segurança pública;
f) constitua ofensa à liberdade de crença e às religiões;
g) contenha dado e/ou informação racista ou discriminatória;
h) tenha intenção de divulgar produto e/ou serviço ou qualquer finalidade comercial;
i) faça propaganda eleitoral ou divulgue opinião favorável ou contra partidos ou candidatos;
j) viole direitos de propriedade intelectual, em especial direitos autorais e marcários.

8.1 As equipes que se classificarem nas três primeiras posições ganharão prêmios em dinheiro de acordo com a ordem de classificação. A equipe classificada em primeiro lugar será premiada com R$ 10.000,00 (dez mil reais), em segundo lugar será premiada com R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e em terceiro lugar, premiada com R$ 3.000,00 (três mil reais).

8.2 A Aberje terá o período de sessenta (60) dias para efetuar o depósito bancário dos prêmios, a partir da data de divulgação do resultado final. O depósito será feito na conta bancária do representante da equipe.

8.3 A Aberje tem o direito de reter do valor da premiação os impostos, sendo assim, a organização enviará após o pagamento o informe para o imposto de renda.

9.1 Os trabalhos a serem enviados para a segunda etapa do Prêmio Universitário Aberje devem seguir as seguintes especificações:
Arquivo: Adobe PDF.
Formato do arquivo: capa, sumário (máximo de 2 [duas] páginas) e conteúdo.
Recomenda-se que o conteúdo do trabalho siga as seguintes considerações:

  • – Introdução.
  • – Proposta da campanha (objetivo, conceito, públicos e ações).
  • – Detalhamento das ações.
  • – Cronograma das ações.
  • – Avaliação de resultados (como avaliar o que foi proposto e realizado).
  • – Referências bibliográficas com base na norma ABNT NBR 6023 (se houver).
  • – Tamanho do arquivo: até 10MB.
  • – Título: Arial, tamanho 14, negrito.
  • – Subtítulo: Arial, tamanho 12, negrito.
  • – Texto: Arial, tamanho 12.
  • – Tamanho do papel: A4, orientação retrato.
  • – Margens: 2,5 cm (superior e inferior) 3,0 cm (laterais).
  • – Espaçamento entre linhas: 1,5.
  • – Número máximo de laudas (páginas) para conteúdo: 20 (vinte).

9.2 Serão aceitos como anexos do trabalho arquivos, tais como áudio em MP3 e vídeos em extensão MP4 ou WMV de até 50 MB.

10.1 A Comissão Organizadora da 8ª Edição do Prêmio Universitário Aberje não concederá aos participantes atestados que justifiquem falta no trabalho e/ou em aulas devido à sua participação na competição. No entanto, a comissão tem o direito do envio de uma declaração de participação.

10.2 A organização do evento não se responsabiliza pelos gastos dos participantes com a sua locomoção, alimentação e hospedagem durante a realização do Prêmio.

10.3 Este regulamento prevalecerá sobre qualquer informação divergente que seja divulgada em relação à competição.

10.4 Os participantes autorizam a cessão de seus dados cadastrais à empresa patrocinadora, à Agência de Comunicações ECA Jr. e à Aberje.

10.5 Os participantes da segunda, terceira e quarta etapa receberão certificados pela participação no prêmio.

10.6 Ao se inscreverem no Prêmio Universitário Aberje, as equipes autorizam a patrocinadora, a Aberje e a Agência de Comunicações ECA Jr, a divulgar e publicar seus nomes, imagens, vozes, desempenhos, bem como os trabalhos apresentados durante a competição, em qualquer meio de comunicação, nacional e internacional, em língua portuguesa ou traduzida para outros idiomas, na forma impressa ou eletrônica, por período a critério dos organizadores.

10.7 Os participantes autorizam que a empresa patrocinadora e a organização do Prêmio Aberje Universitário – 8ª Edição utilizem as ações propostas.

10.8 Casos omissos e/ou eventuais lacunas neste Regulamento que acarretem qualquer dúvida ou imprevistos serão decididos pela Comissão Organizadora do Prêmio, cujas decisões são soberanas.

10.9 Fica eleito o foro da capital de São Paulo para dirimir quaisquer dúvidas acerca da premiação e do presente Regulamento.

10.10 Nenhum dos participantes da competição e/ou eventuais terceiros serão indenizados e/ou compensados caso haja interrupção/suspensão do Prêmio, ou ainda devido a problemas de acesso ao site ou ao sistema do Prêmio.

10.11 A Comissão Organizadora reserva para si o direito de realizar alterações nas datas apresentadas para o Prêmio conforme sua necessidade.

10.12 A Comissão Organizadora do Prêmio Universitário Aberje reserva-se o direito de avaliar a forma de participação das equipes.

10.13 Os participantes concordam desde já que o presente Regulamento poderá ser alterado pela Comissão Organizadora sem aviso prévio, caso sejam necessárias complementações ou alterações ao Prêmio.

O DESAFIO

A SABESP traz como tema para a 8ª edição do PUA “O custo da água e seu real valor para toda a Sociedade”. Estude com atenção o Desafio, bem como o regulamento e os Materiais de Consulta, para desenvolver seu projeto dentro das diretrizes esperadas e com a maior riqueza de informações possível. O Desafio estará disponível para download a partir de 31 de Agosto de 2017.

Baixar desafio em PDF


VOCÊ SABIA?

Dados e informações que todo curioso precisa saber sobre o mundo da água!



VISITE A SABESP

Venha conhecer as instalações da SABESP!

Você, estudante ou professor pode conhecer o processo de tratamento de água na Região Metropolitana. O Interessado poderá visitar mediante agendamento o Sistema Cantareira, a Estação Tratamento de água do Guaraú e até mesmo a Estação de Tratamento de Esgotos.


process 3

Sistema Cantareira

Represa Paulo de Paiva Castro formada pelo rio Juqueri - a estação de bombeamento chamada Elevatória Santa Inês (ESI) - Município de Mariporã e a estação de tratamento de água do Guaraú. O ponto de encontro é no KM 2 da Estrada de Santa Inês, bairro Pedra Branca, próximo ao Horto Florestal. Sugerimos que tragam lanche. O tempo estimado de visita é de 6 horas. É necessário que os alunos já estejam no ensino médio.


process 2


ETA Grajaú

Estação de Tratamento de Água do Guaraú. O tempo estimado de visita é de 2 horas. É necessário que os estudantes tenham a partir de 11 anos.


process 2


Esgotos

Estações de Tratamento de Esgotos da Região Metropolitana de São Paulo. Consulte informações sobre duração e idade mínima em: agendarvisitas.etes@sabesp.com.br


Informações importantes

• Os grupos deverão ter no máximo 40 pessoas no mínimo 20 pessoas.
• As visitas precisam de acompanhamento de 2 ou mais professores e monitoramento por funcionários da SABESP.
• A vista é gratuita, porém todas as demais despesas como transporte e alimentação são por conta do. visitante.


MATERIAL DE CONSULTA


INSCRIÇÕES

1.

O representante de cada grupo deverá preencher a ficha de inscrição abaixo.

2.

Essa ficha é para formalizar sua participação e consequentemente realizar o pagamento da taxa de inscrição.

3.

Após seu preenchimento você possui dois dias úteis para o recebimento do boleto bancário, caso não receba, por favor, contatar a equipe do PUA.

4.

Além da ficha de inscrição o participante receberá um e-mail com as próximas etapas do envio dos documentos e o envio do trabalho.

Valor da inscrição:
R$ 70,00 para grupos com ao menos um integrante associado à Aberje.
R$ 100,00 para grupos com nenhum integrante associado à Aberje. Saiba como se associar aqui.
O boleto bancário será enviado para o e-mail do representante do grupo.





Dados do Representante

Associado:

Dados de endereço

Dados do professor/orientador

Caso o grupo não possua professor/orientador não preencha os campos abaixo.

Dados da equipe

Integrante 2

Integrante *